terça-feira, 11 de setembro de 2012

Imigração e Industrialização


Grande Imigração
Com Estados Unidos, Argentina e Canadá, o Brasil está entre as nações que mais receberam imigrantes europeus asiáticos na época contemporânea.Em um processo que se intensificou durante o Segundo Reinado, a imigração no país alcançou seu auge durante a Primeira República.
O governo brasileiro divulgava no exterior,esses imigrantes vinham em busca de trabalho e melhores condições de vida.
Os italianos representaram aproximadamente 33% do total dos imigrantes que chegaram no país , seguidos por portugueses (29%) e espanhóis (15%).
Entre os estados brasileiros, São Paulo recebeu o maior número de imigrantes; cerca de 57% do total.
Pelo fato de muitos estrangeiros contribuiu para mudar muitos aspectos de vida social no país, principalmente nas regiões Sudeste e Sul. Houve transformações nos hábitos de alimentação,nas rotinas de trabalho, nos valores culturais etc.

Avanço Industrial
A Primeira República, período de grande vigor da economia cafeeira, foi também a época em que a industrialização ganhou o maior impulso, até então,de nosssa história.Isso se deveu, em grande parte ,à xpansão de cafezais e às crises de superprodução do café que ocorreram nessa época, que levou cafeicultores a aplicar na indústria parte de seus lucros,garantidos pelo governo após o Convênio de Taubaté.

Números de crescimento
Em 1889,havia no Brasil pouco mais de 600 fábricas, nas quais trabalhavam 54 mil operários,Em 1930, já existiam no país cerca de 13 mil indústrias,que emgregavam 275 mil operários. Havia ainda 233 usinas de açucar, nas quais trabalhavam 18 mil operários, 231 salinas ,que empregavam cerca de 5 mil trabalhadores.

Movimentos Operário
O avanço industrial deu ao setor urbano maior importância e visibilidade.Em consequência, operários e grupos médios urbanos passaram a exigir cada vez mais o direito de participar das decisões políticas e econômicas do país,como foi o caso do movimento operário.

Trabalho nas fábricas
As  condições de trabalho do operariado brasileiro nos anos da Primeira República era bastante desfavoráveis.Não havia uma legislação especifica que  limitasse.
Assim em geral, trabalhava-se de segunda a sábado até 15 horas por dias .Não havia salário mínimo, direito a férias, pagamento por horas extras.Não tinha direito a aviso previo nem a indenização. Os operários ganhavam pouquíssimo, o que obrigava toda a família a trabalhar , incluindo crianças.

A luta pela autonomia feminina
No periodo Colonial ,grande parte das mulheres de ''boa família'' vivia submissas aos homens e trancada em casa.Durante o império, um maior número de mulheres passou a ser visto pelas ruas,embora fosse comum encontrá-las na companhia vigilante do pai ou do marido.
A força da mulher passou a ser intensamente requisitada em nossas primeiras fábricas, tornando-se maioria em muitos setores. Apesar de exploradas, as mulheres operárias  contribuiram na luta pela atonomia feminina. Elas mostravam que podiam executar outros trabalhos além das tradicionais profissões de enfermeira e professora.
O advento da República e suas mudanas institucinais fizeram nascer,também, a esperança na aprovação do voto feminino pelos deputados.Em 1920, Berta Lutz fundou a Liga pela Emancipação Intelectual da Mulher para lutar pela igualdade de salários e pelo sufrágio feminino.

Organização operária
Surgiram várias formas de organização operia, entre elas os sindicatos, que assumiram a luta pela conquista de direitos trabalhalistas e socias
Dentre as correntes políticas que  ideologicamente o movimento operário , destacou-se, de ínico, o arnarquismo. Mas houve também outras tendências como: o sindicalismo revolucionário e a corrente católica.

Anarquismo
Anarquismo tem o significado de confusão,bagunça, desordem, baderna. Mas esse não é o sentimento politico do termo anarquismo.Na origem etimológica,anarquia vem do grego e significa ausência de poder.
Greve de 1917
Em 1917 , foi organizada em São Paulo a primeira greve geral da história do Brasil, provocada pelo descontentamento dos operários com as condições de trabalho às quais estavam submetidos.
Repressão Policial
Em 1922, apoiado pelo líderes operários, foi fundado o Partido Comunista do Brasil ( PCB), inspirado na vitória dos comunistas na Revolução Russa de 1917. O Partido Comunista foi considerado ilegal pelas autoridades judiciárias logo após sua fundação, mas continuou a existir clandestinamente.

8 comentários:

  1. Gostei muito. Me ajudou bastante. Obg

    ResponderExcluir
  2. ficou otimo so tira a fonte azul dos titulos ok vlw

    ResponderExcluir
  3. tem alguns erros de portugues mas ainda sim e muito util

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Obrigada, me ajudou muito! Caso contrario, teria que digitar tudo! Diminiu um trabalhão! kkkk :)

    ResponderExcluir
  5. Vi comentarios de personas que ya obtuvieron su préstamo del Sr. Pedro y decidí aplicar bajo sus recomendaciones y solo 5 días después confirmé mi préstamo en mi cuenta bancaria por un monto total de $ 850,000 .00 que solicité. Esto es realmente un Buenas noticias y estoy aconsejando a todos los que necesitan un prestamista de préstamos reales que presenten su solicitud a través de su correo electrónico: pedroloanss@gmail.com o whatsapp: +18632310632. Estoy feliz ahora que obtuve el préstamo que solicité.

    ResponderExcluir